Vamos supor que você é uma mulher (se for um homem, altere apenas os pronomes) que tem vivido sozinha por vários anos com o seu adorado gato. Recentemente conheceu o amor humano da sua vida e agora tem planos para constituir família. Há apenas um pequeno (e peludo) obstáculo a serem felizes para sempre – a Fofinha odeia o príncipe encantado.
Em primeiro lugar, tente ver a situação do ponto de vista da Fofinha. Foi sempre a menina dos seus olhos e o objecto de quase toda a sua atenção e agora tem que esperar que o príncipe se vá embora antes de ter uma festinha na cabeça ou mesmo qualquer atenção. E mais, este competidor de duas patas é maior, tem uma voz mais intensa do que a ‘mãe’ e um cheiro diferente (tudo muito ameaçador para um gatinho de casa). O inimigo ocupou mesmo alguns dos locais de descanso favoritos da Fofinha (essa é a última gota de água!). Não é de estranhar que mostre o seu stress urinando no seu casaco ou assanhando-se e rosnando sempre que aparece. Essa é uma resposta natural de qualquer gato que se sinta ameaçado e ache que o seu território está a ser invadido.
O príncipe ganhou-a, agora é a altura de fazer a corte à Fofinha. (Pode ser difícil de convencer o príncipe se a Fofinha já demonstrou os seus sentimentos por ele de um modo destrutivo). Como a comida é sempre o caminho mais fácil para o coração de um gato, faça com que príncipe alimente a Fofinha. Ele deve permanecer na divisão enquanto ela estiver a comer – a princípio, no lado oposto da divisão. Para reduzir a sua estatura, deve sentar-se numa cadeira, ou melhor ainda, no chão. Se quiser falar com a Fofinha, deve fazê-lo em tons suaves, evitando sons tipo ‘sssss’. Até que a Fofinha tenha mostrado alguns sinais de relaxamento na sua presença, ele não deve tentar olhar directamente para ela.
Lembre-se sempre da importância do papel do olfacto na vida social do gato. Coloque um par de camisolas interiores não lavadas do príncipe perto dos pratos da comida e zonas preferidas para dormir da Fofinha. Pode ainda ponderar usar uma das suas camisolas ou camisas enquanto afaga a Fofinha. Confirme que o after-shave ou perfume do príncipe não contém produtos animais (por exemplo, musk).
O Príncipe nunca deve procurar a Fofinha, mas deve deixa-la aproximar-se quando estiver pronta (força-la a confrontá-lo, apenas irá aumentar o seu nível de stress e convencê-la de que ele deve ser temido). Um brinquedo favorito amarrado a uma cana longa (ou um brinquedo de gato tipo cana de pesca) ajudará o príncipe a interagir positivamente, à distância, com a Fofinha. Quando ela o vir como um fornecedor de coisas maravilhosas para comer e como uma fonte potencial de entretenimento, ela não conseguirá não reconhecer a sua utilidade. E quando você vir quão determinado ele está a ficar amigo do seu outro ‘mais do que tudo’, então você saberá que encontrou a sua alma gémea.
Fonte: http://catsinternational.org/how-to-get-your-cat-to-love-your-new-love/
Obrigado Elisabete pela ajuda na tradução!
Comentários