A obesidade é um problema extremamente comum entre os animais de estimação e, tal como para os humanos, pode ser prejudicial à sua saúde. O animal obeso tem o corpo sujeito a um stress adicional, além de maior probabilidade de vir a sofrer de diabetes, problemas de fígado e dores nas articulações.
A obesidade surge quando o animal ingere mais calorias do que as necessárias. As excedentes são armazenadas como gordura. Mesmo depois de controlada a ingestão de calorias, alguns animais permanecerão obesos. A maioria dos casos de excesso de peso relaciona-se apenas com a alimentação em demasia e a falta de exercício.
Estará o seu gato com peso a mais? Num gato com peso normal, consegue sentir-se a espinha dorsal e as costelas. Se não conseguir sentir as costelas do animal sem pressionar é sinal que existe gordura a mais.
Além disso, quando visto de cima, o animal deve ter uma zona mais estreita – um pouco como a nossa cintura – entre a zona inferior da caixa torácica e os quadris. Vista de lado, esta zona deve ser relativamente firme e estar aconchegada para dentro em direcção ao interior das coxas. Gatos que não apresentem estas condições podem ter excesso de peso.
(fonte: www.petsforlife.com)
Recomenda-se que consulte o veterinário do seu animal antes de iniciar qualquer tipo de programa de perda de peso, que deverá ter em conta o seguinte:
Dieta correta
Animais obesos consomem mais calorias do que as necessárias. Trabalhe com o seu veterinário no sentido de saber quais as necessidades calóricas do animal, selecionar uma comida apropriada e calcular a quantidade a ser ingerida. A dieta deverá conter níveis normais de fibra, moderadamente fermentável, e o tipo de gordura que previna eventual degeneração da pele e da pelagem aquando da perda de peso. Dietas muito ricas em fibra tendem a um aumento do volume das fezes, da frequência da defecação.
Exercício
O aumento da atividade física pode ser um ótimo contributo tanto para a perda de peso como para a sua manutenção. Exercício regular gasta mais calorias, reduz o apetite, modifica a composição corporal e aumenta a taxa metabólica em repouso do animal.
Modificação do comportamento do dono
Um bom programa de manutenção de peso exige alterações dos comportamentos que permitiram ao animal engordar. Talvez haja excesso de petiscos e guloseimas, por exemplo, ou falta de oportunidade e/ou incentivo para a actividade física.
Está verdadeiramente envolvido na perda de peso do seu animal? Eis algumas coisas importantes que pode fazer:
- Retire o animal da divisão quando a família come.
- Alimente o animal várias vezes ao dia, pequenas porções de cada vez.
- Todas as refeições, bem como ocasionais petiscos, devem ser dadas apenas na tijela do animal.
- Reduza os petiscos e as guloseimas.
- Dê-lhe atenção não relacionada com a alimentação.
Fonte: https://www.aspca.org/pet-care/cat-care/overweight-cats
Obrigada à Susana pela ajuda na tradução!
Comments